PsiWorks

Psicoterapia Integrativa

Alguns terapeutas com formação de base cognitivo-comportamental ou outras, evoluem para uma formação mais eclética e flexível: a psicoterapia integrativa.

 

Psicoterapia integrativa é uma abordagem terapêutica que combina modelos e métodos específicos, coerentes, de diferentes orientações teóricas. Face à singularidade do ser humano, considera insuficiente que uma abordagem única tenha resposta para a resolução dos problemas. A investigação baseada na evidência, demonstra que fazer terapia adaptada às necessidades e circunstâncias do paciente, ao invés do paciente se adaptar à terapia, aumenta a eficácia dos resultados da intervenção psicológica.

 

Partindo da construção da relação terapêutica baseada na segurança, confiança e autenticidade, realiza-se uma intervenção baseada na integração das seguintes abordagens: emocional-experiencial, visando a exploração detalhada da experiencia emocional, da origem e dinâmica das emoções. Além da comunicação entre paciente e terapeuta, o trabalho experiencial concretiza-se, por exemplo, em dramatizações, focagem. Estas técnicas permitem entrar em contato com as necessidades psicológicas por satisfazer e dar um significado mais coerente e saudável, à experiência emocional; ao nível da intervenção cognitiva, no sentido de identificar, desafiar e reformular esquemas de pensamentos não adaptativos e protetores, no passado, mas sem função útil no presente.

A experiência mostra que os esquemas pessoais refletem com bastante precisão o ambiente remoto do paciente. Adicionalmente, identificar comportamentos para romper padrões de funcionamento, experimentando mudanças de vida é fundamental; a intervenção relacional, visa conhecer as experiências de conexão dos pacientes. A relação terapêutica, proporciona a identificação do padrão de funcionamento interpessoal, e o contexto para ensaiar relacionamentos mais adaptativos

 

A terapia é centrada no paciente, visa a regulação dos sintomas, mas também das características estruturais, é focada no aqui e agora, e dirigida ao processo.

 

O trabalho terapêutico, existe dentro e fora da consulta, na medida dos objetivos terapêuticos definidos em acordo com o paciente, momento a momento.

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental em Lisboa

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

211 929 428    910 646 434

Estrada da Luz, nº 90, 3ºA
Edíficio Atlanta Park I

1600-160
Em Lisboa

Junto à Loja do Cidadão das Laranjeiras

e à estação de metro das Laranjeiras