Dra. Magda Pereira

Psiquiatra no Hospital Garcia de Orta

Áreas de Diferenciação:

  • Psiquiatria geral

  • Tratamento da psicose

Breve Sinopse Curricular

Nasceu em Lisboa, em 1971.


Licenciou-se em Medicina, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, em 1997, com classificação final de 13 valores.


Realizou, com aptidão, o Internato Geral no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e no Centro de Saúde dos Carvalhos – Vila Nova de Gaia, entre Janeiro de 1998 e Julho de 1999.


Em Janeiro de 2000, ingressou no Internato Complementar de Psiquiatria da Infância e da Adolescência no Hospital Central de Crianças Maria Pia do Porto. Em Outubro de 2001, solicitou ao Conselho Nacional do Internato Médico (CNIM), mudança de área profissional, para ingresso no Internato Complementar de Psiquiatria do Hospital de Magalhães Lemos.


Terminou internato de especialidade de Psiquiatria no Hospital de Magalhães Lemos, em 2006, com classificação final de 18 valores.


Durante o internato de especialidade exerceu também funções na Unidade de Psiquiatria de Ligação e Psicologia da Saúde do Hospital Geral de Santo António, no CAT do Conde – Unidade Materna, Unidade de Psiquiatria Forense e Unidade de Psicogeriatria (UPG) do Hospital de Magalhães de Lemos.


Realizou como estágio opcional formação no Instituto Orygen Youth Health Centre, em Melbourne, Austrália. Neste, desempenhou funções em diferentes clínicas, mas baseou a sua formação na Unidade de Intervenção Precoce no 1º Surto Psicótico (consulta externa e internamento) e Clínica Pace (sintomas prodrómicos da Esquizofrenia).


Realizou formação em diferentes áreas psicoterapêuticas: Curso de Sensibilização à Intervenção Sistémica promovido pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar no Porto; Curso de Formação em Doenças do Comportamento Alimentar, promovido pela Sociedade Científica NCDA – Núcleo das Doenças do Comportamento Alimentar; IX Curso Nacional de Enfermedad de Alzheimer” organizado pela Unidad Clínica de Transtornos de Memoria. Clinica Universitaria de la Universidad de Navarra; Curso de Sensibilização à Psicoterapia Cognitiva-Comportamental promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde.


Foi elemento integrante da Consulta Multidisciplinar (Intensivismo, Neurologia, Fisiatria, Psiquiatria e Psicologia) de Follow-up de doentes Traumatizados Graves admitidos no Hospital Geral de Santo António.


Publicou artigos em diferentes revistas cientificas nacionais da área da Psiquiatria e Saúde Mental.


Elemento nomeado como Representante do Médico Interno da Ordem dos Médicos na Comissão de Verificação de Idoneidade de Serviços, na Especialidade de Psiquiatria, para o triénio de Maio de 2003/Maio de 2006.


Pertenceu à comissão organizadora do 1º Encontro Nacional de Internos de Pedopsiquiatria e Psiquiatria, sob o tema “ Da infância à velhice – formação em Saúde Mental”, integrado nas comemorações dos 40 Anos do Hospital de Magalhães Lemos, que se realizou a 17 de Outubro de 2002.


Como especialista de Psiquiatria, entre 2006 e 2010, desenvolveu competências em várias áreas da saúde mental, ao exercer clínica em diversos hospitais: Hospital de Magalhães de Lemos, Hospital de Santo António, Hospital de Valongo Estabelecimentos Prisionais de Caxias e Tires e Hospital Garcia de Orta.
Actualmente exerce actividade clínica no Hospital Garcia de Orta, nas áreas de ambulatório, internamento, serviço de urgência e psiquiatria forense.
É Coordenadora da Consulta Externa de Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta desde 2008 do pólo de Almada (desde 2010 também acumula a coordenação do pólo Seixal).


É tutora de alunos de Medicina da Faculdade de Medicina do Hospital de Santa Maria, que realizam o seu estágio de Psiquiatria e Saúde Mental no Hospital Garcia de Orta.

Psiquiatria em Lisboa

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

211 929 428    910 646 434

Estrada da Luz, nº 90, 3ºA
Edíficio Atlanta Park I

1600-160
Em Lisboa

Junto à Loja do Cidadão das Laranjeiras

e à estação de metro das Laranjeiras