PsiWorks

Gerontopsiquiatria em Lisboa

 

A Gerontopsiquiatria dedica-se à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com mais de 65 anos, que adoecem psicologicamente.


A intervenção médica e psicoterapêutica neste estádio do ciclo de vida tem especificidades que exigem uma subespecialização na Psiquiatria.


Esta necessidade é justificada pelo aumento da esperança de vida e, paradoxalmente, pela gerontofobia implícita da cultura ocidental, que valoriza em excesso o paradigma do novo e da competitividade. A Medicina tem oferecido anos à vida, mas simultaneamente recusando disponibilidade e atenção na qualidade dos anos de vida.


As mais frequentes patologias que determinam o pedido de auxílio ao Gerontopsiquiatra são: a Depressão, em que a visão de si, dos outros e do futuro torna-se cinzenta e aplanada; os Distúrbios de Ansiedade, em que respirar custa, esquecendo-nos de viver o presente; os Distúrbios Somatoformes, em que a dor psicológica é revelada pelo corpo; as Psicoses, em que se confunde a realidade com a fantasia; os processos de Luto, em que dizer adeus é arrancar uma parte de nós; as Dependências Químicas, por tóxicos ou por mau uso de medicamentos, em que o prazer da relação com o outro é substituído pela controle tirânico do químico; as Demências, de Alzheimer e outras, em que existe um esquecimento de si próprio.


Nestas patologias o Gerontopsiquiatra pode intervir com psicofármacos seguros, sem efeitos adversos, com o objetivo de devolver a funcionalidade e a qualidade de vida do paciente e dos familiares. Oferece também apoio psicológico, procurando a compreensibilidade do pedido de ajuda e colaborando na resolução dos problemas.


O Gerontopsiquiatra, quando necessário, articula com outros médicos especialistas ou com outros psicoterapeutas, escolhendo e acompanhando um modelo de psicoterapia adequado à situação clínica ou à personalidade do paciente.


Envelhecer é uma tarefa exigente, envelhecer com sucesso é um desafio. Este desafio exige, muitas vezes, a colaboração especializada do gerontopsiquiatra ou do psiquiatra do idoso.

Psiquiatria e Psicoterapia em Lisboa

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
211 929 428
910 646 434
geral @ psiworks.pt

Estrada da Luz, nº 90, 3ºA
Edíficio Atlanta Park I

1600-160
Em Lisboa

Junto à Loja do Cidadão das Laranjeiras

e à estação de metro das Laranjeiras