PsiWorks

Consulta do Sono em Lisboa

O sono continua a ser um dos maiores mistérios das neurociências na medida em que, ainda hoje, não se sabe com exactidão qual a sua função. Contudo, é indubitável o seu papel primordial nas nossas vidas, sendo mais essencial à nossa sobrevivência do que, imagine-se, comer e beber. Além disso, são amplamente conhecidos os amplos benefícios de dormir devidamente, tais como:

  • recuperação física e psíquica;

  • crescimento (nas crianças em particular);

  • manutenção do sistema imunitário;

  • aumento da capacidade de concentração;

  • consolidação de memórias 

  • “destoxificação” cerebral

  • elevação do estado de humor

  • melhoria da saúde da pele

De igual modo já todos sentimos as consequências negativas de noites mal dormidas, nomeadamente dificuldade de concentração, irritabilidade, cansaço, entre outras.

 

A sociedade actual pauta-se por um ritmo frenético, sendo o nível de exigência laboral e pessoal elevadíssimo, com pesada carga horária, trabalho por turnos, entre outros factores muitas vezes incompatíveis com uma higiene do sono adequada. Consequentemente não é de espantar que a prevalência de insónia e outras patologias do sono tenham uma prevalência crescente (a insónia esporádica afecta entre um terço até metade da população, ao passo que a insónia crónica acomete 10-15% das pessoas), resultando em significativa perda de qualidade de vida.

 

A insónia pode ser primária ou secundária a outras patologias do foro físico, psicológico ou efeito secundário de medicamentos ou outras substâncias. Além desta, mais raramente, há doentes que sofrem de hipersónia (necessidade excessiva de dormir) ou parassónias (comportamentos não usuais que ocorrem durante o sono, como por exemplo, pesadelos, terrores nocturnos, sonambulismo, distúrbio de comportamento do sono REM).  

 

A Consulta do Sono dispõe de uma equipa especializada composta por médico psiquiatra neurologista e de neuropsicólogos habilitados a abordar e tratar devidamente as patologias relacionadas com o sono, que incluem além das supra-mencionadas, alterações do ritmo circadiano (inversão do ciclo sono-vigília, antecipação e atraso de fase do sono), síndrome das pernas inquietas, movimentos periódicos do sono, síndrome de apneia obstrutiva do sono e entidades mais raras como a síndrome de Kleine-Levine ou a Narcolepsia.

 

A abordagem desta consulta especializada pauta-se por anamnese cuidada dos hábitos de sono dos utentes (muitas vezes com a preciosa ajuda do companheiro/companheira respectivos), exclusão de patologias acompanhantes e aplicação de escalas validadas, de modo a fazer um correcto diagnóstico da condição clínica. A partir dessa apreciação médica, elabora-se um plano terapêutico personalizado e adequado às necessidades de cada utente. Plano esse que incluirá necessariamente psicoeducação, ensino e treino de hábitos de higiene de sono saudáveis e medidas cognitivo-comportamentais especificamente dirigidas à insónia, como calendarização do sono, restrição do sono e terapia de controlo do estímulo, entre outras. Em determinados casos, poderá ser necessária intervenção farmacológica ou ajuste de terapêuticas previamente instituídas.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

211 929 428    910 646 434

Estrada da Luz, nº 90, 3ºA
Edíficio Atlanta Park I

1600-160
Em Lisboa

Junto à Loja do Cidadão das Laranjeiras

e à estação de metro das Laranjeiras