Prof. Dra. Adelaide Claudino

Psicóloga clínica


      Áreas de Diferenciação:

  • Psicoterapia Integrativa

  • Psicoterapia cognitivo-comportamental

  • Psicoterapia Psicodinâmica Experiencial Acelerada

Breve Sinopse Curricular

Nasceu em Lisboa, em 1961


Licenciatura em Psicologia, área de Psicoterapia e Aconselhamento (variante cognitivo-comportamental) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 1985, com a classificação final de 14 valores.


Mestrado em Pedagogia na Saúde, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 1995, tendo obtido a classificação final de Muito Bom. 


Doutoramento em Psicologia, realizado na Universidade do Minho, e obtido no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, em 2005, com a classificação de Aprovada com Distinção e Louvor.


Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)


Especialidade avançada em Psicoterapia reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)


Pós-Graduação em Psicoterapia Integrativa, em adultos e supervisão clínica, pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI), da qual é membro efetivo.


Formação em Psicoterapia Psicodinâmica Experiencial Acelerada (Nível II). AEDP Institute, Nova Iorque.


Investigadora-visitante, durante três meses, orientada por Howard Leventhal, no Modelo de Auto regulação de Senso Comum das Representações de doença física e mental, no Center for Research on Health & Behavior, Universidade de Rutgers, New Jersey, USA. Bolsa Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.


Psicóloga clínica, em regime privado, entre 1985 a 1989 e de 1995 a 1998.


Entre 1986 e 1998, psicóloga coordenadora, responsável por implementar Centros de Formação Profissional, destinados a pessoas portadoras de multideficiência, em Lisboa e Cascais.


Professora Adjunta de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Educacional, na Escola Superior de Educação Almeida Garrett, de 1996 a 1998, Universidade Lusófona, Lisboa.


Entre 1998 e 2009, Assistente e Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Leccionou as disciplinas de Epistemologia e História da Psicologia, Psicologia da Saúde, Seminário e Orientação de estágios em Psicologia Clínica. 


Consulta psicológica, entre 2000 e 2006, no Centro de Intervenção Psicológica do Departamento de Psicologia, da Universidade de Évora.


Professora auxiliar, na Universidade Lusíada, entre 2009-2012, das disciplinas de Psicopatologia, Personalidade e Motivação e Prevenção em Saúde Mental, nos cursos de Psicologia e de Serviço Social. Intervenção Psicológica em Contextos de Risco, no âmbito do Mestrado em Gerontologia.


Leccionou o módulo de Relação e Comunicação, entre 2014-15, no âmbito da formação pós-graduada, a médicos do Internato em Medicina Geral e Familiar. Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.


Orientou teses de mestrado e de doutoramento e participou em júris de graus académicos.


Desenvolveu investigação e tem publicações nacionais e internacionais na área da Psicologia Clínica e da Saúde, em particular na auto regulação da doença crónica e adesão à terapêutica.


Apresentação de comunicações em vários congressos nacionais e internacionais.


Presentemente exerce actividade clínica em contextos privados.

Psicoterapia em Lisboa

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

211 929 428    910 646 434

Estrada da Luz, nº 90, 3ºA
Edíficio Atlanta Park I

1600-160
Em Lisboa

Junto à Loja do Cidadão das Laranjeiras

e à estação de metro das Laranjeiras